Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de fevereiro de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Castelo Branco acolhe apresentação de Cibersegurança da Região Centro na sede da Beira Baixa

O CCC-Centro faz parte de uma rede inovadora e transformadora no apoio ao desenvolvimento de capacidades em cibersegurança, fornecendo uma resposta de âmbito nacional para apoiar e orientar as organizações no caminho da maturidade e resiliência em cibersegurança.

A iniciativa envolve sete entidades promotoras (Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Leiria e Tomar, Universidades de Aveiro e Beira Interior, Instituto de Telecomunicações e Associação TICE.pt), mais de 40 entidades associadas e está dotado de especialistas com competências diversas e aptos para apoiar as organizações ao nível local e num modelo de proximidade, atuando em estreita parceria com os agentes locais, tais como as Comunidades Intermunicipais (CIMs) e Autarquias.

O Centro tem como missão apoiar a transformação digital das organizações sob o ponto de vista de cibersegurança (na capacitação, nos processos, na tecnologia, na obtenção de financiamento e na operação diária), fomentar a colaboração e cooperação entre as várias entidades, ao nível regional e nacional, e finalmente promover o empreendedorismo e a criação de ecossistemas regionais de cibersegurança.

De referir que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no âmbito geográfico da CIM Beira Baixa, a nova Unidade Territorial Estatística de nível III (NUT III) Beira Baixa, compreende os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, e abrange uma população de 98.799 habitantes (censos 2021).

A CIMBB foi criada oficialmente em março de 2009, ao abrigo da Lei nº 45/2008, de 27 de Agosto, como Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (CIMBIS), é uma associação pública de autarquias locais, que visa a prossecução conjunta das respetivas atribuições e a realização de interesses comuns aos municípios que a integram. A CIMBB rege-se desde outubro de 2013, na sequência de alterações legais, pela Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, pelos seus Estatutos e pelas demais disposições legais aplicáveis.

3, na sequência de alterações legais, pela Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, pelos seus Estatutos e pelas demais disposições legais aplicáveis.

O âmbito geográfico da CIM Beira Baixa, a nova Unidade Territorial Estatística de nível III (NUT III) Beira Baixa, compreende os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, e abrange uma população de 98.799 habitantes (censos 2021).

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!