Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de março de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Ródão: Município assinala “Hora do Planeta” com apagão da iluminação pública pela 2ª vez

Tal como aconteceu na edição de 2024, em que o Município foi pioneiro ao suspender toda a iluminação pública do concelho durante uma hora, esta ação pretende dar mais visibilidade a esta causa e visa consciencializar a população sobre as questões ambientais que colocam em risco o destino da nossa casa comum e todo o nosso futuro. A iniciativa conta também com a adesão do Agrupamento de Escolas e das maiores empresas do concelho.

Assim, durante este período, as empresas Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer irão reduzir a iluminação exterior ao mínimo necessário para não colocar em causa a segurança das instalações, num gesto de responsabilidade social que pretende demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.

Como habitualmente, vão ainda ser desligadas a luzes de alguns dos principais edifícios e espaços do concelho, como o edifício dos Paços do Concelho, a ponte sobre o rio Tejo, a ponte pedonal do Enxarrique, o Parque Ambiental do rio Tejo, o Lagar de Varas do Cabeço das Pesqueiras, a Loja de Cidadão de Vila Velha de Ródão ou Largo do Mártir. Este ano, a Infraestruturas de Portugal associa-se também à iniciativa através do desligamento das luzes na Estação Ferroviária de Ródão, sendo a população convidada a juntar-se a esta causa, apagando igualmente a iluminação em sua casa durante este período.

“Mais do que desligar as luzes durante 60 minutos, o que pretendemos é mostrar que todas as nossas pequenas ações juntas podem contribuir para um grande impacto, como preconizam os promotores da Hora do Planeta”, defende, em nota de imprensa, o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que há vários anos se assume como parceiro deste movimento global.

Evento histórico da WWF, a Hora do Planeta surgiu em 2007, em Sidney, na Austrália, quando, numa tomada de posição contra as alterações climáticas, 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos. O que começou numa única cidade espalhou-se, entretanto, para mais de 187 países e convida-nos a reduzir a nossa pegada ecológica através da adoção de alguns dos truques no nosso dia a dia, que os interessados podem encontrar na página de internet do evento http://www.horadoplaneta.pt

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!