Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 15 de junho de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Oleiros: Município aposta nos biotrituradores em alternativa à queimada de sobrantes

A utilização deste equipamento será gerida pelo Município através de pedido direto pelos proprietários ou através das Juntas de Freguesia.

"Esta medida surge como alternativa à queima de sobrantes agrícolas e florestais — uma das principais causas de incêndios na região", refere o site da autarquia local.

O biotriturador móvel tem capacidade para processar sobrantes com diâmetros até 25 centímetros. É um equipamento utilizado para reduzir o volume de resíduos vegetais, como ramos, troncos finos, folhas ou sobras de poda e limpeza de jardins ou áreas florestais.

A gestão da utilização deste equipamento será assegurada pelo Município de Oleiros, mediante pedido direto dos proprietários ou através das respetivas Juntas de Freguesia.

O projeto Condomínios de Aldeia, aprovado e financiado pelo Fundo Ambiental, prevê ainda a aquisição de 13 compostores comunitários (um por cada aglomerado populacional).

Esta iniciativa permitirá valorizar os resíduos resultantes da trituração, transformando-os em composto natural. O composto será posteriormente distribuído pela população e poderá ser utilizado na agricultura, jardinagem ou na recuperação florestal.

Esta ação reforça o compromisso do Município de Oleiros com a sustentabilidade e a segurança ambiental, promovendo soluções eficientes e responsáveis para a gestão de resíduos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!