Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
Integrada nos projetos CLDS 5G Castelo Branco e USALBI | Universidade Sénior Albicastrense, a atividade afirmou-se como uma experiência significativa de proximidade, descoberta e valorização do território.
Ao todo foram visitadas 14 localidades de sete Freguesias/Uniões de Freguesias do concelho de Castelo Branco, sendo que este intercâmbio entre freguesias permitiu dar a conhecer o património, as tradições e as pessoas de cada localidade, promovendo momentos de convívio, partilha e animação. As atividades incluíram dança, jogos e iniciativas lúdicas, contribuindo para a promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido, em linha com os objetivos dos dois projetos envolvidos.
Desde a sua primeira edição, o número de participantes tem vindo a crescer, tendo esta 4ª edição contado com cerca de 370 pessoas envolvidas. Este ano destacaram-se ainda as 29 entidades parceiras envolvidas, com especial ênfase para as Juntas de Freguesia e Associações Locais, cujo contributo foi essencial para o sucesso da iniciativa.
Segundo a equipa técnica da iniciativa, "os Polos em Movimento são muito mais do que atividades físicas ou culturais – são um verdadeiro movimento de fortalecimento comunitário, onde cada passo aproxima gerações, saberes e memórias."
Para além da valorização do património religioso, etnográfico e natural, foi ainda promovido o convívio intergeracional, a coesão territorial e o desenvolvimento local sustentável.
Com um balanço claramente positivo, a iniciativa afirma-se como uma referência no território, com a ambição de continuar a valorizar as freguesias, as suas gentes e tradições.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet