Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de setembro de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Castelo Branco: Dezenas pedalaram em conjunto para apoiar famílias em situação de pobreza energética

A iniciativa uniu a comunidade em torno da?promoção de uma transição energética justa?e do?combate à pobreza energética. Ao longo dos dois dias, foram pedalados 1243 quilómetros, convertidos para a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco. A este valor, acresceu a aquisição dos kits por parte dos participantes, que permitiu alcançar na totalidade cerca de 1500 euros. 

A Fundação EDP tem vindo a desenvolver vários programas de combate à pobreza energética em parceria com instituições locais. Esta maratona é mais um exemplo de como, em conjunto com a população local, foi possível transformar energia em solidariedade e potenciar as comunidades.   

Este resultado só foi possível graças ao envolvimento e sentido de responsabilidade social das entidades e associações locais que se alinharam com esta causa. A Associação de Cicloturismo contribuiu com 600 quilómetros pedalados por 10 elementos ao longo dos dois dias. Ainda, a Mecalbi participou com 7 colaboradores, reforçando o seu compromisso solidário e a Associação de Apoio à Criança envolveu beneficiários que, através da utilização da pedaleira, mesmo perante dificuldades motoras e cognitivas, demonstraram que o evento foi também um espaço de inclusão e superação. 

O papel dos voluntários e estagiários da Cáritas, assim como dos técnicos da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, revelou-se igualmente fundamental, traduzindo em ação o espírito comunitário que caracterizou toda a iniciativa.  

A dinamização contou ainda com a Academia de Judo e o Fitness UP, que disponibilizaram bicicletas estáticas, e com a Fonte da Fraga, que assegurou a hidratação de todos os participantes através da oferta de águas.  

Com este resultado, a Incubadora Social IN e a Fundação EDP reafirmam o compromisso de promover a literacia energética, a inclusão social e uma transição energética justa. A maratona solidária mostrou que a solidariedade, quando aliada à participação cívica e à responsabilidade social das organizações, tem a força de transformar vidas, e de transformar o futuro.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!