Escrito por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A escolha do PS recaiu no atual presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e da concelhia local socialista. Leopoldo Rodrigues tem 62 anos e lidera o executivo camarário desde 2021, depois de vencer as eleições autárquicas desse ano, mantendo a presidência do município nas mãos dos socialistas.
O cabeça de lista dos socialistas chega agora ao final do seu primeiro mandato e recandidata-se às eleições de outubro. Diz que tem um projeto autárquico ambicioso, com estratégia e visão de futuro, que apresenta já resultados concretos e visíveis, mas que nunca poderia ser apenas de quatro anos.
O SEMPRE – Movimento Independente integra agora a coligação "SEMPRE Por Todos", que resulta de um acordo de entendimento autárquico com o PSD e o CDS/PP anunciado no início deste ano de 2025. O candidato escolhido para a coligação Sempre Por Todos à Câmara de Castelo Branco recaiu em José Augusto Alves, de 66 anos, coronel na reserva e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.
Foi ainda vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco entre 2017 e 2020 e entre 2020 e 2021, respetivamente.
O candidato compromete-se a reerguer e devolver o protagonismo do concelho e cidade de Castelo Branco que, na sua opinião, vive sob “o pior mandato da história”.
Já a coligação Esquerda Livre, uma plataforma política plural e aberta à sociedade albicastrense maioritariamente formada por independentes e apoiada por coligação dos partidos Livre e Bloco de Esquerda (BE) escolheu o gestor e empresário Mário Camões, de 35 anos.
O candidato é natural de Castelo Branco, frequentou o Colégio Militar e é licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Tem ainda um Master of International Business (MIB) pela Florida International University.
É sócio-gerente de uma microempresa ligada à agricultura e desenvolve ainda projetos na área de serviços.
Mário Camões quer lutar pela “dignidade de todas das pessoas” e por um ambicioso parque habitacional público.
Já a CDU (PCP/PEV) avança com o professor Carlos Canhoto, de 51 anos, para encabeçar a lista à Câmara de Castelo Branco.
Carlos Canhoto é doutor em Música (ramo Performance) pela Universidade de Aveiro e é atualmente professor adjunto convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e professor no Conservatório Regional de Castelo Branco.
O candidato da CDU foi eleito na Assembleia Municipal da Guarda de 2013 a 2017 e foi primeiro candidato à Câmara Municipal da Guarda em 2017.
É também membro do executivo distrital de Castelo Branco do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).
Carlos Canhoto tem como ambição o bem-estar das populações e o desenvolvimento harmonioso do concelho.
José Henriques foi o escolhido para encabeçar a lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Castelo Branco nas eleições autárquicas.
O farmacêutico e empresário tem 44 anos e licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. É ainda mestre em Logística e Distribuição pelo Instituto Superior Técnico.
Integra também o Conselho Nacional da Associação Nacional das Farmácias e é membro da Mesa do Plenário do Núcleo Territorial da IL de Castelo Branco.
O candidato da IL considera fundamental promover mais emprego qualificado no concelho.
O Chega escolheu o deputado João Ribeiro para candidato à Câmara de Castelo Branco.
João Ribeiro, empresário do setor dos transportes, tem 37 anos e é também um dos dois eleitos do partido na Assembleia Municipal de Castelo Branco.
O candidato do Chega promete dar uma nova centralidade ao concelho e à cidade capital de distrito.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS obteve três mandatos, os mesmos que o Sempre – Movimento Independente e o PSD elegeu um vereador.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet