Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de setembro de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Autárquicas25: Decisão judicial declara inelegível socialista Amândio Nunes o que “evidencia a falta de rigor e de capacidade organizativa do PS de Castelo Branco”

“Ninguém está acima da lei e a transparência e o cumprimento das regras são fundamentais em qualquer processo democrático”, afirma em comunicado enviado à comunicação social, José Augusto Alves, candidato à autarquia albicastrense.

Este caso “evidencia a falta de rigor e de capacidade organizativa do PS, que nem para apresentar uma lista eleitoral legalmente válida conseguiu estar preparado, revelando fragilidade e ausência de responsabilidade perante os cidadãos”, reitera o candidato da coligação SEMPRE por todos – PSD/CDS.

Amândio Nunes apressa-se agora na rede social Facebook a justificar a sua inelegibilidade afirmando que, na altura, optou por permanecer em funções como Coordenador Municipal de Proteção Civil devido a um incêndio que ameaçava o concelho, alegando que a sua prioridade foi garantir a segurança da população.

A coligação SEMPRE por todos – PSD/CDS, no entanto, recorda que:

  • A suspensão das funções deveria ter sido formalizada no momento em que o convite para integrar a lista é aceite, e não posteriormente.

  • Amândio Nunes vem agora dizer que não suspendeu funções devido ao incêndio que deflagrou no dia da entrega das listas no tribunal. Fica a pergunta: o convite para integrar a lista foi feito no dia 18 de agosto, data em que as listas foram entregues nessa manhã no tribunal e o fogo à hora da entrega ainda não tinha entrado no concelho? É no mínimo confuso!

  • A justificativa foi aliás usada pelo próprio para um post no Facebook durante o incêndio, no qual ao ser criticado disse que o fogo só entrou na madrugada de dia 19 no concelho. Nada faz sentido portanto. 

  • Quando o PSD apresentou o primeiro pedido de esclarecimento ao tribunal, já não havia incêndio, e mesmo nesse momento Amândio Nunes e Leopoldo Rodrigues não assumiram o erro, permitindo que a situação se prolongasse e tentando, assim, manter Amândio Nunes na lista enganando os albicastrenses.

“Há que ter humildade e assumir este erro grosseiro e muito grave, é lamentável que o Partido Socialista na pessoa do seu candidato Leopoldo Rodrigues continue erro após erro a seguir em frente com desculpas esfarrapadas e criadas à pressão com apenas um objetivo: a manutenção do poder a todo o custo!, critica José Augusto Alves. 

A coligação SEMPRE por todos - PSD/CDS, reforça “ainda mais perante este lamentável caso a sua confiança de que é a solução certa para Castelo Branco, porque se trata de uma coligação transparente, com pessoas independentes, experientes e sem interesses ocultos, dedicada ao serviço público e aos cidadãos”, afiança. 

A coligação SEMPRE por todos – PSD/CDS deixa claro o seu compromisso com a legalidade, a transparência e o serviço às populações, garantindo que trabalhará para um concelho mais justo, dinâmico e próximo das pessoas.

“Castelo Branco merece mais. Castelo Branco merece SEMPRE por todos - PSD/CDS!”, conclui José Augusto Alves.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!