Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de outubro de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Proença-a-Nova: BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social assinala 5 anos

O Bioaromas - Laboratório de Integração e Inovação Social foi financiado pelo Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, do Município de Proença-a-Nova e do Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova. O objetivo é promover, através da ciência, a valorização de cada pessoa, dando-lhe um lugar ativo na comunidade, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.

A marca “É Capaz”, chancela dos produtos do BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social (LIIS), assinala a 1 de outubro o seu quarto aniversário e o quinto do início das atividades com os jovens/adultos deste projeto.
Criada em 2021, a denominação “É Capaz” surgiu da constatação diária do esforço, dedicação e superação dos desafios lançados aos jovens que frequentam o BioAromas – LIIS. São histórias de resiliência e conquista, vividas em diferentes ritmos, mas sempre com a mesma certeza: todos são capazes.

As plantas aromáticas e condimentares da marca estão disponíveis para venda ao público nos comércios locais como a loja Pucariças e o Intermarché, na loja do CCV da Floresta e no site Proença-a-Nova Origem, e ainda, para aqueles que são de Lisboa, na loja no Mercado de Benfica “O Sítio Certo”.
A marca tem disponíveis vários produtos como sacos de cheiro, saco térmico, ecobag, individual de mesa, marcador de livro e porta-chaves e as infusões de alecrim, carqueja, equinácea, erva-cidreira, erva-príncipe, lúcia-lima, calêndula, perpétua branca e roxa, salva, tília, tomilho bela-luz e tomilho limão.

A ampliação do CCVFloresta, realizada em 2022, foi um custo suportado na totalidade pelo Município, investimento que ascendeu aos 200 mil euros. Com o alargamento das instalações, as atividades concentraram-se num só espaço, dando melhores condições aos jovens/adultos e evitando deslocações entre espaços.

No Espaço Bioaromas LIIS existe uma sala de formação, um refeitório com cozinha equipada, uma sala de tratamento de plantas, uma sala de armazenamento e casas de banho. Além das novas instalações contam com novos equipamentos: a estufa e o secador. Com estes equipamentos pretende-se melhorar a qualidade das plantas, permitindo-lhes manter as suas propriedades naturais e diminuir o tempo de secagem das mesmas, para que os jovens/adultos possam colher em maior quantidade. Na parte exterior está também um secador, onde se irão secar as plantas aromáticas, que estes produzem nos seus próprios canteiros.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destaca o papel deste projeto como “objeto principal, que encontram agora no Espaço BioAromas LIIS uma resposta diferente para pessoas com necessidades diferentes”.

O BioAromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social é uma resposta social, inovadora e integradora de jovens/adultos com deficiência ligeira a moderada, sendo uma alternativa à tradicional institucionalização. Para a execução deste projeto o CCV da Floresta somou os apoios e parcerias do Município de Proença-a-Nova, do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, e da iniciativa pública “Portugal Inovação Social”.

Neste momento o Bioaromas LIIS conta com 17 jovens/adultos, uma assistente social, uma responsável pedagógica, uma cozinheira e duas técnicas operacionais.
Mais do que números, são pessoas, rostos e histórias que todos os dias dão vida ao projeto.

Para os jovens/adultos interessados no Bioaromas LIIS, basta contactar o projeto no Centro Ciência Viva da Floresta, onde serão sempre bem recebidos e terão a oportunidade de conhecer de perto a dinâmica e a energia que tornam este espaço tão especial.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!